Barragem do Caia rega 6 mil hectares de culturas intensivas

A Barragem do Caia fornece, atualmente, água a cerca de sete mil hectares de culturas, entre os quais seis mil são de cultura intensiva ou permanente.

Luís Rodrigues, gestor da Associação de Beneficiários do Caia, explica que estas são culturas que “precisam de água logo desde que seja possível até ao final da campanha de rega. Falamos sobretudo dos pomares, dos olivais e dos frutos secos. As culturas mais representativas dentro do aproveitamento agrícola do Caia são o milho, com cerca de 1000 hectares, os frutos secos e o olival. Com áreas mais reduzidas, temos pomares e o tomate. Por último, temos a luzerna, os pimentos e o girassol. A partir do final de agosto, voltam aa ser introduzidas as culturas de outono/inverno, como os brócolos e a couve”.

A campanha de rega “está a decorrer normalmente, sendo que o pico foi atingido no final de Julho. Já estamos numa fase descendente uma vez que as culturas que mais água consomem já não precisam de tanta rega, estando numa fase de acabamento do ciclo”.

A Barragem do Caia “conta com cerca de 65 por cento da sua capacidade tendo sido gastos, desde o final de Março, 28 milhões de metros cúbicos de água. Luís Rodrigues refere que, “no final da campanha, em Outubro, espera-se que a Barragem “fique ainda com cerca de 110 milhões de metros cúbicos o que poderá garantir já a campanha do ano que vem”.

Este ano, a direção da Associação de Beneficiários do Caia decidiu atribuir “um plafond aos seus associados para que saibam sempre com o que podem contar, sendo que semanalmente estamos a informar os associados sobre o que já gastaram e o que ainda têm”.

A Barragem do Caia, nesta data, conta com cerca de 124 milhões de metros cúbicos de água. No início da campanha, estavam disponíveis 158 milhões de metros cúbicos. A Associação de Beneficiários do Caia garante que o abastecimento à população está salvaguardado.