Elvenses opinam sobre cancelamento do São Mateus 2021

Foto arquivo

A Feira de São Mateus realiza-se, anualmente, em Elvas, no Parque da Piedade no mês de setembro, em conjunto com as Festas do Senhor Jesus da Piedade. É considerada a maior feira e romaria de todo o Alentejo, não só pela sua dimensão, como também pelo número de visitantes que alcança, habitualmente, cerca de 200 mil pessoas.

No entanto, devido à pandemia, pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Elvas e a Confraria do Senhor Jesus da Piedade decidiram que a feira não se irá realizar.

Deste modo, quisemos saber o que os elvenses acham desta decisão. Maria João Conceição revelou-nos que considera “uma boa decisão”, uma vez que “o vírus ainda está muito presente e a situação não esta boa”. No entanto, acrescenta que “era uma forma de uma pessoa se distrair mais, mas como a situação está, não é possível”.

Ana Pimenta acho “bem a decisão, é bom para nós todos, porque os ajuntamentos trarão mais complicações”, acredita, ainda, que a feira “é uma tradição nossa, mas em primeiro vem a saúde”.

Já José Augusto acredita que “a decisão foi tomada muito cedo, devíamos esperar para ver como se ia desenvolver a situação da pandemia” e, fala sobre a falta de visitantes “o São Mateus faz falta à cidade de Elvas, uma vez que Elvas precisa de visitantes”.

O início da Feira de São Mateus e Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade fica sempre marcado pela tradicional Procissão dos Pendões, que atrai milhares de visitantes. Pelo segundo ano consecutivo o evento não se realiza, devido à pandemia.