PSP sinaliza 82 idosos em Elvas e Portalegre

Foto arquivo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a desenvolver, até final de setembro, a operação anual “A solidariedade não tem idade – A PSP com os idosos”.

Esta iniciativa, inserida na estratégia global da PSP de policiamento de proximidade, “tem por objetivo principal contactar e dialogar com os cidadãos com mais de 65 anos, visando detetar casos de fragilidade social, vulnerabilidade física e psíquica comprometedores da segurança e casos de suspeita de crimes de violência doméstica ou outros contra a vida ou integridade física, promovendo de imediato o necessário apoio em articulação com outras entidades”, de acordo com o chefe José Moreira, chefe do núcleo de imprensa e relações públicas da PSP de Portalegre.

Atualmente, só nas cidades de Elvas e Portalegre, “a PSP acompanha 82 idosos em situações vulneráveis. Estes idosos já identificados, tentamos visitá-los pelo menos uma vez por semana. No entanto, temos mais idosos que vamos acompanhando”.

De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional Estatística (2020), a população idosa (+ 65 anos) em Portugal representa 22,3% da população total, um aumento de 3,4% de relativamente a 2011.

Na edição de 2020 desta operação nacional a PSP empenhou mais de 2150 Polícias, que concretizaram 6286 contactos individuais. Dos idosos contactados, 991 foram sinalizados às entidades parceiras nas redes sociais locais, tendo 891 sido considerados em risco e 508 de imediato encaminhados para instituições de apoio.