Atum com Tempura de Legumes é candidato a maravilha

O Atum com Tempura de Legumes, do restaurante Acontece Avenida, em Elvas, é um dos pré-finalistas do concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”.

Rui Andrade (na foto), proprietário do restaurante, refere que este prato surgiu “em janeiro, antes do segundo confinamento, altura em que lancei o desafio ao nosso cozinheiro, o Roberto Freitas, para fazer um atum que tivesse algo de crocante, que não fosse só com a típica salada ou batata. Surgiu a ideia de fazer o atum com uma tempura de legumes biológicos e o crocante apareceu com um glacé que leva pistacho e a calda da ameixa da Rainha Cláudia. Esse glacé vai por cima do atum, que é braseado, sobre uma cama de couve lombarda e com a tempura de legumes”.

A oportunidade de participar no concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”  surgiu de um desafio lançado pela própria direção. “Falei com a equipa para saber se estariam interessados em participar. Mostraram-se interessados desde o início e até aqui correu muito bem, graças à população elvense, a todos os amigos que visitam esta casa e a todos os clientes que temos de Norte a Sul de Portugal e votaram em nós fazendo com que nos afirmemos, cada vez mais, como um restaurante de referência em Elvas”.

O concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia” conta, na pré-final com 49 pratos, sete de cada uma das sete categorias, nomeadamente, petiscos, pratos vegetarianos, pratos veganos, peixe e marisco, carne, cozinha molecular e doçaria. Na mesa categoria do Restaurante Acontece estão o Filete de Robalo da Zambujeira e a Trilogia de Polvo, da Nazaré.