Cerca de 40 crianças na primeira Academia de Rugby em Elvas

A primeira Academia de Rugby está a decorrer ao longo desta semana, em Elvas, numa iniciativa promovida pelo Rugby Clube de Elvas.

São cerca de 40 as crianças, entre os 3 e os 13 anos, que se inscreveram nesta academia, que tem quatro objetivos, como revela o responsável pela academia no Rugby Clube de Elvas, Luís Carvalho, “por um lado ocupar os tempos livres dos mais novos, fazer uma aproximação do clube aos atletas, familiares, amigos e outras crianças, melhorar as qualidades técnicas e táticas dos atletas, e por último dar oportunidade de se manterem ativos, tendo em conta a longa paragem que existiu, a nível desportivo, devido à pandemia”.

Quanto às atividades, dividem-se por duas fases, sendo que a manhã é dedicada ao rugby, no Estádio de Atletismo, “com jogos, aperfeiçoamento técnico, já durante a tarde há atividades culturais. Luís Carvalho explica que “já foram à Quinta dos Nabais, hoje estiveram nas piscinas do CEN, amanhã será feita uma visita ao Forte de Santa Luzia, e na quinta-feira ao museu do café, em Campo Maior, havendo por isso, um conjunto de temáticas até culturais, para enriquecer a cultura dos atletas, para conhecerem a cidade e se divertirem a experimentarem coisas novas”, garante.

Esta acaba por ser também uma forma de criar o gosto pela própria modalidade, que segundo Luís Carvalho, “está em expansão, principalmente em Elvas, e quem sabe se pode despertar o bichinho a estas crianças ou amigos, que nos queiram conhecer e que iremos acolher todos de bom gosto”.

Nas atividades desenvolvidas, todas as medidas relativas a evitar o contágio por Covid-19 são tidas em conta. O responsável por esta academia afirma que “no início da semana todas crianças e treinadores foram testados, havendo uma bolha formada, não há uso de máscara quando há jogo, mas tirando isso, o seu uso, bem como a desinfeção de mãos é obrigatório, mesmo à entrada do estádio, e no final da semana serão novamente realizados testes de despistagem à Covid-19”.

Para já, e como adianta Luís Carvalho, o feedback por parte de pais e crianças tem sido “muito positivo”, pelo que é objetivo, voltar a realizar esta academia. “Quando criámos a academia não estávamos à espera de ter tanta adesão, mas o objetivo é continuar a ter estas academias, sendo que no verão é o ideal”. Quanto às crianças, “têm adorado e criam novos laços de amizade, uma vez que há também crianças de Lisboa e do Brasil, que vêm passar férias à cidade, e tendo em conta que têm familiares a frequentar o clube, acabam por vir também” o que, garante Luís Carvalho, “é bom para o clube e para a cidade”.

Primeira academia de Rugby que decorre ao longo desta semana, na cidade, promovida pelo Rugby Clube de Elvas, contando com cerca de 40 crianças e quatro monitores, e com o apoio de atletas e elementos da direção do clube.