Pandemia não impede que turistas em Cáceres cresçam a olhos vistos

O número de turistas, a visitar Cáceres, na Extremadura, multiplicou-se por quatro, num só mês, sendo que a revista Times colocou, recentemente, a cidade espanhola entre as cem melhores do mundo para conhecer.

O artigo da Times, da autoria de Robin Catalano, destaca, entre outros, as tradicionais ruas de Cáceres, que parecem saídas de uma “velha fotografia em sépia” e que ganham vida, assim como a arquitetura da cidade, numa mistura entre o romano, o islâmico, o gótico e o renascentista, com grandes muros em pedra, que faz dela Património da Humanidade pela Unesco.

Hotéis luxuosos, o Museu Helga de Alvear, que alberga a coleção privada de artes contemporânea internacional mais importante de Espanha, a renovada Casa Paredes – Saavedra, e os novos passeios da cidade, onde se destacam a histórica judaica e a arte muçulmana, são outras das razões que, para a Times, Cáceres figure entre as melhores cidades para visitar.

O vereador no Município de Cáceres, com o pelouro do Turismo, Jorge Villar, não tem dúvidas que o trabalho que têm vindo a desenvolver tem dado os seus frutos, adiantando que o Posto de Turismo da cidade está a ser quatro vezes mais visitado, num só mês, face ao ano passado.

A Câmara de Cáceres tem procurado potenciar a imagem da cidade como um destino seguro, através de uma responsabilidade coletiva, para que possa evitar o aumento da incidência de novos casos de Covid-19 na região: uma região que vive, precisamente, do turismo, tendo em conta o número de hotéis, restaurantes e museus que existem. Só unidades hoteleiras, Cáceres tem 32.