GNR do distrito deteve cinco pessoas numa semana

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 12 a 18 de julho, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Das referidas ações resultaram cinco detenções em flagrante, sendo duas por condução sob influência do álcool; duas por condução sem habilitação legal e uma por furto de metais não preciosos.

Registaram-se 172 infrações de trânsito, destacando-se nove por falta de inspeção periódica obrigatória; nove por deficiência nos pneumáticos; oito por falta ou mau uso do cinto de segurança ou do sistema de retenção de crianças; seis por uso de telemóvel durante a condução e três por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Ocorreram dez acidentes de viação dos quais resultaram dois feridos leves.

No âmbito da fiscalização geral, foram elaborados nove autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

A GNR efetuou ainda 133 ações de sensibilização no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 158 comerciantes; 109 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido contactados 147 idosos; e 39 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 152 pessoas da comunidade escolar.