DECO e os perigos de pedidos de dinheiro emprestado

São muitos os perigos associados ao facto de se pedir dinheiro emprestado a desconhecidos, sendo que a DECO alerta que, mesmo quando uma pessoa está “aflita”, não tendo ninguém de confiança a quem recorrer ou o banco não estiver a facilitar, deve-se evitar contactar os anúncios que prometem dinheiro na hora.

Estes anúncios, garante a jurista na delegação de Évora da DECO, Maria Inês Alvarenga, na rubrica desta semana da Associação para a Defesa do Consumidor, podem envolver a entrega de grandes garantias e a cobrança de juros muito elevados.

“Garantia do imóvel ou mesmo a sua venda, cheques que não são pré-datados, de modo a poderem ser levantados a qualquer momento são alguns dos requisitos exigidos. Num acordo apenas formalizado com a emissão de uma declaração de dívida como ‘comprovativo do negócio’ são artimanhas utilizadas com má-fé e que visam a obtenção do lucro fácil”, adianta a jurista.

“Como tal, recomendamos que se afaste destas situações e que em caso de problemas financeiros, recorra a entidades devidamente autorizadas junto do Banco de Portugal, tais como os bancos e instituições financeiras, pois poderão conceder crédito adequado á sua condição e estrutura socioeconómica”, remata Maria Inês Alvarenga.