Serviço de Saúde estremenho estuda auto agendamento para facilitar vacinação

Na Estremadura espanhola e nesta época de férias, há muitos cidadãos que se questionam ou se viram na situação de serem convocados para a vacinação e não podem deslocar-se, porque estão fora da Estremadura. Neste ponto e com este problema em cima da mesa, o Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais está a ponderar a procura de fórmulas organizacionais como o auto agendamento, que permite à população escolher o dia e a hora.

Esta situação ainda não está decidida e de momento está a ser estudada como opção, uma vez que há áreas de saúde complicadas como a de Badajoz, porque tem mais população, e a de Plasencia, que está a ter dificuldades, pela faixa etária que está vacinada, e José María Vergeles defende que pode ser uma fórmula adequada porque permite que sejam combinados os cidadãos, que permanecem na região, que podem e querem ser vacinados para não desperdiçar as doses.

A vacinação na Estremadura espanhola “está a correr muito bem”, segundo José María Vergeles. Tendo como base a população maior de 12 anos, 72,4% estão vacinados com pelo menos uma dose e 58,6% com o processo de vacinação completa.

O Serviço de Saúde Estremenho foi capaz de administrar 97,9% das doses que chegaram à comunidade. Entre os maiores de 40 anos há 95,9% da população com a primeira dose e 83% com a vacinação completa.

Seguindo este ritmo, José María Vergeles acredita ser possível alcançar a imunidade de grupo nos maiores de 12 anos, durante este mês de julho ou na primeira semana de agosto.

A vacinação, entre os 30 e 39 anos de idade é de 62%, só com uma dose, uma vez que não deu tempo de ser ministrada a segunda dose.