Campo Maior inaugura requalificação da Fortificação no sábado

A requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior é inaugurada este sábado, dia 17, a partir das 18 horas, no Baluarte de São Sebastião.

Na cerimónia de inauguração, estão presentes, para além do presidente do município de Campo Maior, João Muacho, e a diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira. A cerimónia é presidida pelo secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, e pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

O programa de inauguração tem início às 18 horas, com a chegada ao Baluarte de São Sebastião; minutos depois, será feito o descerramento da placa comemorativa da inauguração, seguido por um passeio pela Fortificação, visita ao Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada e ao interior do Castelo. Às 19.30 horas, as entidades farão a sua intervenção.

Após este momento institucional, a partir das 21.30 horas, terá início um programa de animação cultural, que vai decorrer em cinco espaços diferentes, ao longo da muralha de Campo Maior, com a atuação em simultâneo de vários grupos ao longo da noite.

O momento final tem lugar às 23.30 horas, com a realização de um espetáculo piromusical, que vai envolver a totalidade dos 1600 metros de muralha intervencionada e que pode também ser visto online, através da página de Facebook do Município de Campo Maior.

De recordar que a Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior é um projeto que representa um investimento total na ordem dos milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020 através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.