Câmara de Montemor relança produção de cebola roxa

Com a aposta do Município de Montemor-o-Novo na produção da cebola roxa, enquanto produto endógeno de grande procura e que quase já não se produzia no concelho, prevê-se que, em setembro, os consumidores possam usufruir da qualidade desta planta.

“A Cebola Roxa de Montemor-o-Novo é uma variedade local e antiga, que tem marcado presença na tradicional Feira da Luz desde tempos imemoriais. Com uma cor roxa-avermelhada, marca a diferença em relação à cebola roxa comum, por ser uma cebola serôdia (tardia), com um bom prazo de conservação e um sabor especialmente suave”, recorda a presidente da Câmara de Montemor, Hortênsia Menino, adiantando que a aposta e o investimento feitos, neste produto, surge no âmbito do programa “Ao Sabor das Estações” e da estratégia alimentar do concelho.

Sendo este um “património que tem estado ameaçado”, explica Hortênsia Menino, a autarquia lançou recentemente a marca “Cebola Roxa de Montemor-o-Novo”, que, mesmo assim, tem sido mantida por alguns produtores locais. Em breve, revela ainda Hortênsia Menino, “poderemos voltar a ver as réstias da nossa cebola na Feira da Luz/Expomor, no Mercado Municipal e comércio local”.

Para conseguir lançar a marca e promover o produto endógeno, a Câmara de Montemor forneceu, a título gratuito, a 18 produtores do concelho, o cebolo de Cebola Roxa, pronto a ser plantado, em abril.