Elvas atinge 1500 casos Covid desde março de 2020

O concelho de Elvas, com os 17 casos reportados ontem pelo Município, chegou aos 1500 casos Covid, desde março de 2020 quando foi declarada a pandemia.

Nos últimos 14 dias, houve 112 novos casos, o que coloca o concelho com 538 casos por 100 mil habitantes, mantendo-se 101 casos ativos, à data de ontem. Entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, falecerem 28 pessoas no concelho.

Mais uma vez a discrepância de números

Entretanto, no primeiro semestre de 2021, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) que gere os dois hospitais e os centros de saúde do distrito de Portalegre, começou a apresentar um relatório onde indica os casos positivos e os falecido registados no distrito.
A ULSNA informou no seu último relatório 1104 casos positivos, 90 ativos (o município reporta 101) e mais um morto, num total de 29 óbitos, em Elvas. Se no caso dos infetados, estão consideradas as pessoas testadas no laboratório da ULSNA e pode entender-se a discrepância, já no caso do óbito de diferença não se encontra explicação.
 
Se juntarmos a este facto algumas diferenças com o relatório semanal da DGS, verificam-se por vezes três números diferentes para a mesma realidade, onde a comunicação não tem sido fácil.

Apontar o dedo

Os surtos identificados em Elvas e o crescimento de casos no concelho tem causado enorme apreensão na população, mas também o apontar de dedo “ao outro”. Que os responsáveis são os membro de uma família ou os participantes numa festa ou num casamento, ou … Ninguém está livre do vírus, a todos nós pode calhar, ninguém se infeta por que quer, pelo que me parece pouco adequado “atirar pedras” a quem quer que seja.
 
O surgimento de um surto leva a realização de testes. A percentagem de testes positivos pode variar de 4 até perto de 20% (em Portugal, por exemplo, nos primeiros meses do ano rondava os 17%) e em Elvas foram realizadas centenas de testes. Quando se testa uma cadeia de contatos, admitindo uma taxa de positivos de 10 a 15% quer dizer que em 1000 testes há a possibilidade de encontrar 100 a 150 positivos.
 
Neste momento nos concelhos onde se testa são encontrados casos positivos, na maior parte felizmente, casos assintomáticos.

Boas noticias para a restauração

Com o acelerar da vacinação, esta semana já se chegou à aplicação de 154 mil doses num só dia, o Governo avançou com uma medida de bastante agrado sobretudo para a restauração e hotelaria, a presentação do certificado digital ou teste negativo.
 
Vai ser obrigatório para “acesso aos estabelecimentos turísticos e de Alojamento Local em todo o país” e nos concelhos de risco elevado e de muito risco, também no “no acesso a restaurantes a partir de sexta-feira das 19h e todo o fim de semana”. A obrigatoriedade do certificado é ainda exigida nos feriados, nos concelhos de risco elevado e de risco muito elevado.

Como funciona?

– Certificado Digital de vacinação (obtido no SNS);                                                           – Teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;
– Teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação;
– Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado;
– Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado no momento, à porta do estabelecimento que se pretende frequentar, sob verificação dos responsáveis por estes espaços.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS