Jornadas Europeias do Património no “Espaço Europa”

As Jornadas Europeias do Património, promovidas pelo Conselho da Europa e Comissão Europeia, decorrem, entre 24 e 26 de setembro, sendo que está aberto um convite à participação, de organismos públicos, até dia 23 de setembro.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adianta que estas jornadas pretendem “sensibilizar para o património comum da Europa e também para a sua diversidade, e sensibilizar os cidadãos parta a riqueza cultural que existe na Europa”, apelando às autoridades “para explorar este património, através da divulgação de iniciativas que têm para divulgar o património”.

As Jornadas do Património Cultural, este ano têm como tema a inclusão e diversidade. Neste sentido, Ana Pereira revela que “devem ser incluídas nas iniciativas pessoas de diferentes etnias, religiões, com diferentes rendimentos, de forma a remover barreiras à participação destes cidadãos, por exemplo, a um acesso físico ou problemas de custos das ações”. As iniciativas a desenvolver podem ser, por exemplo, visitas guiadas, espetáculos artísticos, exposições, palestras, que possam também ser desenvolvidas de forma online.

Em Portugal, a entidade coordenadora desta iniciativa é a Direção-Geral do Património Cultural, que no seu website irá divulgar as iniciativas de cada entidade, mediante solicitação das credenciais. Para mais informações acercas destas jornadas pode consultar a página web do Europe Direct Alto Alentejo.

As Jornadas Europeias do Património são o tema em destaque esta semana no Espaço Europa, que pode ouvir na emissão ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.