Escola E.B. 2,3 de Santa Luzia já foi inaugurada (c/vídeo)

A nova Escola E.B. 2,3 de Santa Luzia, em Elvas, foi inaugurada esta quarta-feira, dia 7, numa cerimónia presidida pelo ministro do Planeamento, Nelson de Souza que disse tratar-se no âmbito do Portugal 2020 de Elvas “ter conseguido atrair o maior investimento dos cerca de mil projetos apoiados no total do país”.

Para este membro do Governo, este tipo de investimentos no interior do país “tem uma importância acrescida. O investimento na educação, em qualquer sitio do mundo, é um investimento importante. No interior do país, aporta um valor à própria estratégia de desenvolvimento deste tipo de territórios porque acrescenta recursos humanos qualificados”.

Ricardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento, considera que “adaptar os espaços de ensino a uma nova realidade, com espaços e equipamentos diferentes, é extraordinariamente importante. Acho que é um projeto que tem que ser dignificado, uma vez que no espaço de três anos conseguiu-se criar este projeto”. Ricardo Pinheiro destaca o facto de Nuno Mocinha ter “conseguido fazer a reinvenção à volta da capacidade de captação de fundos para escolas e cumprir os timings, tanto do ponto de vista financeiro como da execução física da própria obra”.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, considera que “este é um dia feliz para o concelho, uma vez que Elvas vê nascer um novo estabelecimento de ensino que substitui um outro com mais de 50 anos”.

 

 

Brígida Gonçalves, diretora do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, refere que este novo espaço “era solicitado pelos alunos, pelos pais e por toda a comunidade. É um espaço apelativo, que certamente os alunos vão agarrar com força e que vem dar resposta às necessidades dos alunos, uma vez que estavam numa escola já degradada. Será uma escola motivadora de aprendizagem porque eles vão estar integrados. O 9º ano teve já o privilégio de estar aqui. Os restantes alunos deviam vir depois, mas entrámos em confinamento e não vieram”.

Inês Serpa, presidente da Associação de Pais do agrupamento, destaca o papel do presidente da câmara na concretização deste projeto: “esta obra só viria a ser possível graças ao presidente do município, o Dr. Nuno Mocinha, que teve coragem de assumir a construção da mesma com todos os riscos e dificuldades que poderiam vir a ter. Esta escola, é uma das obras que este concelho mais necessitava. as nossas alunas, alunos, professores e restantes funcionários tinham carência de espaço, materiais e comodidade. Como tal, não pode esta associação deixar de agradecer todo o trabalho e esforço até a aqui desenvolvido pela direção deste agrupamento, professores e funcionários”.

Na inauguração, além dos dirigentes locais, marcaram ainda presença Ricardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento, e Carlos Miguel, secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional.