Alandroal tem competência nos castelos de Alandroal e Terena

No dia 29 de junho, em Abrantes, foi realizada uma cerimónia que permitiu ao presidente da Câmara Municipal do Alandroal, João Grilo, assinar os autos de transferência de competências de gestão, valorização e conservação dos Castelos do Alandroal e Terena para a autarquia. O ato, que se insere no processo de transferência de competências para os municípios na área da Cultura, possibilita ao município juntar os castelos do Alandroal e Terena à fortaleza de Juromenha e explorar caminhos de intervenção, com o recurso a fundos comunitários.

O autarca espera assim, que com esta transferência, possa acelerar os processos de recuperação e valorização dos mesmos, mas mostra-se preocupado com questões de segurança difíceis de resolver no curto espaço. João Grilo, admite ainda, que já tem em curso projetos técnicos para ambos.

Deste modo, no interior do castelo do Alandroal decorrerá uma obra de valorização de um imóvel e jardins adquiridos pela autarquia para instalar um núcleo museológico, assim como um projeto de lumitecnia de todo o castelo.

Quanto a Terena, uma equipa liderada pelo arquiteto Manuel Aires Mateus está a desenvolver um estudo de intervenção, que busca refletir sobre as intervenções de valorização dos elementos históricos e arquitetónicos da vila de Terena. Pretende-se ainda criar um museu e com vista ao castelo e melhoria das condições de segurança e da experiência de visitação.

A cerimónia contou com as presenças das ministras da Cultura, Graça Fonsecam e da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.