Recolher obrigatório em seis concelhos do Alentejo

O Governo anunciou, esta quinta-feira, dia 1 de julho, depois do Conselho de Ministros, algumas medidas, para os concelhos de risco elevado e muito elevado, de contágio por Covid-19.

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva começou por afirmar “não temos neste momento condições para considerar a pandemia controlada e faço um apelo a todos para que continuem a cumprir as regras e para que se evitem comportamentos de risco”, evidenciando que “na última semana a situação voltou a agravar-se e Portugal tem neste momento, no continente, uma incidência de 176,9 casos” por 100 mil habitantes.

Mariana Vieira da Silva anunciou que há novas regras para os concelhos de risco elevado e muito elevado, pelo que passará a existir, nestes concelhos, “limitação de circulação da via pública a partir das 23 horas”.

Os concelhos de risco elevado são 26, dos quais seis da região Alentejo: Avis, Castelo de Vide, Grândola, Odemira, Sines e Sousel.

Para além da limitação de circulação na via pública, a partir das 23 horas, nestes concelhos passa ser obrigatório o teletrabalho obrigatório sempre que as funções permitam; os espetáculos culturais funcionam com os mesmos horários que a restauração (até às 22.30 horas); os cafés podem ter um máximo de seis pessoas por grupo no interior e 10 nas esplanadas; o comércio a retalho funciona até às 21 horas.