“Noites Curtas”: nove peças de teatro em Montemor

O Projecto Ruínas apresenta, entre esta quinta-feira e sábado, de 1 a 3 de julho, no Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, e numa parceria com as Oficinas do Convento, a edição deste ano das “Noites Curtas”.

Trata-se de uma mostra de performances teatrais, com nove espetáculos de curta duração, distribuídos por três noites dedicadas às novas dramaturgias.

Esta estrutura artística de criação teatral nasceu em Montemor-o-Novo em 2003, recorda Catarina Caetano, do Projecto Ruínas, e tem procurado, desde então, apresentar os seus espetáculos. “Criamos e estreamos os nossos espetáculos em Montemor, desde então”, adianta, revelando ainda que esta associação tem procurado, desde 2014, desenvolver uma “atividade de formação com o grupo de teatro da escola”, ano que também iniciaram a programação das “Noites Curtas”.

As “Noites Curtas”, revela Catarina Caetano, contam com peças com duração máxima de 20 minutos, de um conjunto de artistas, uns que já antes participaram na iniciativa e outros que se estreiam este ano.

Último Andar, Paulo Quedas e Susana Nunes apresentam as suas peças ao público esta quinta-feira, dia 1. Amanhã, é Miguel Antunes, Ángel Fragua e Zé Bernardino quem sobe ao palco. No último dia, no sábado, atuam Maria João Pereira, Teatro d’As Entranhas e Ana Água. O início dos espetáculos acontece, todos os dias, a partir das 21.30 horas.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço. As reservas podem ser feitas através de 967407748 ou p.ruinas@gmail.com. É necessário levantamento de bilhete à entrada do recinto. O evento decorre ao ar livre, com lotação limitada, de acordo com as normas de segurança da Direção-Geral da Saúde.