Câmara de Elvas investe quatro milhões na nova residência de estudantes

A Câmara Municipal de Elvas assinou, esta segunda-feira, 28 de junho, o auto de consignação da empreitada de adaptação do antigo Lagar dos Lopes a Residência de Estudantes da Escola Superior Agrária. O edifício situa-se próximo do Largo de São Domingos.

Mais que um sonho, esta obra, que irá dar resposta a 81 alunos e que resulta de um investimento total de quatro milhões de euros, garante Nuno Mocinha, o presidente da Câmara de Elvas, “era uma necessidade”. “A Câmara tratou de adquirir um edifício, fez o projeto, lançou a obra a concurso, o que quer dizer que essa obra pode ir para o terreno a partir de hoje”, adianta.

O autarca lembra que parte da oposição da Câmara de Elvas não aprovou esta obra, por considerar que a mesma deveria ser da responsabilidade do Governo, assegurando que, sem o investimento da autarquia, esta residência de estudantes, à semelhança do novo ciclo de Santa Luzia, não viria a luz do dia. “Se estivermos à espera que seja o Poder Central a dar o pontapé de arranque, não vamos lá”, garante.

Nuno Mocinha revela que a autarquia conseguiu já 50 por cento de financiamento comunitário para esta obra, assegurando que haverá possibilidade de aumentar esse nível, se forem cumpridos todos os prazos, sendo esta uma obra que se prevê que esteja terminada dentro de dois anos. O presidente da Câmara de Elvas diz ainda que esta residência “é fundamental para a cidade”, sobretudo, “para gerar riqueza no concelho”.

Já o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Albano Silva, agradece à Câmara de Elvas pelo investimento feito, sendo que, com isso, vai ser possível que mais estudantes possam ter todas as comodidades na cidade. “São camas com algum nível, pelo projeto que já vi, que nos permite ir fazendo melhorias na atual residência e podermos ter aqui uma oferta de mais de 150 camas para os alunos de Elvas”, assegura. Ao apostar nesta obra, diz ainda Albano Silva, a Câmara de Elvas está a dar um sinal que o ensino superior é importante em Elvas e que quer mais estudantes na cidade.

Para José Manuel Rato Nunes, diretor da Escola Superior Agrária de Elvas, esta obra assume uma grande importância, tendo em conta que a grande maioria dos estudantes desta escola superior são de fora da região. “Esses jovens precisam de alojamento e nós estávamos com muita dificuldade em responder a essa necessidade. Nós, atualmente, temos entre 450 a 500 alunos e ficamos com cerca de 150 camas, o que é único no país, um excelente panfleto de promoção da nossa instituição, da nossa escola, e com isto vamos conseguir aumentar o número de alunos”, assegura.

Para além de quartos individuais, quartos duplos, suítes e estúdios, com um total de 81 camas, a residência irá contar com salas de estudo e de convívio, refeitório e cozinha, lavandaria e logradouros.