Um Coletivo representa em Elvas com raiz em Cabo Verde

A associação cultural Um Coletivo apresenta, na noite deste sábado, 26 de junho, pelas 21 horas, no Cineteatro Municipal de Elvas, a peça “Segundo Sacrifício, um exemplo para João Vário”, no âmbito do ACTO, a Festa do Teatro, que termina amanhã.

Este foi um espetáculo feito a partir da obra de um escritor cabo-verdiano, em que se reflete sobre questões que se encontram, nos dias de hoje, muito à tona. “Foi um espetáculo que nos fez quase fintar a pandemia, porque tivemos a ensaiá-lo em Cabo Verde, foi um espetáculo feito com uma equipa cabo-verdiana, a partir de um escritor cabo-verdiano que penso que devia ser de leitura recomendada”, explica Cátia Terrinca, da Um Coletivo.

João Vário, adianta Cátia Terrinca, “vem da medicina e da ciência e tem uma forma muito analítica de pensar o mundo e o tempo contemporâneo”. Neste espetáculo, a associação cultural, sediada em Elvas, procurou elaborar esta peça, partindo de vários textos de João Vário, em que ele reflete “a relação de subalternidade entre países e, ao mesmo tempo, sobre questão que estão muito à tona, hoje em dia, como a quem é que nos falta dar protagonismo, enquanto sociedade e enquanto mundo”.

O encenador responsável pela peça, Herlandson Duarte, revela ainda Cátia Terrinca, vive no limite “entre o teatro e a dança”, pelo que se pode esperar uma peça que une essas duas vertentes do espetáculo.

Após o espetáculo, decorre uma conversa com um estudioso sobre a obra de João Vário, sendo que, depois, o público poderá provar cachupa.