“Alunos sensibilizados para reciclagem”, diz professora de Monforte

A Escola Básica n.º1 de Monforte obteve a melhor pontuação do distrito de Portalegre no concurso Academia Ponto Verde (APV), com quase sete mil pontos.

Esperança Pinto, professora de inglês no Agrupamento de Escolas de Monforte, refere que “a preocupação ambiental faz já parte da consciência dos alunos que se empenharam muito nas atividades propostas. Nós somos uma eco escola e fazemos imensas atividades a favor do ambiente e então eles já estão sensíveis a estas questões.

O desafio Ponte Verde teve início, em Monforte, “com um debate organizado pelos alunos com o objetivo de trocar ideias, no sentido de melhorar as questões ambientais na escola. Contaram também com jogos relacionados com a reciclagem e outras atividades”.

Esperança Pinto diz ainda que só se aperceberam do concurso “a meio do ano letivo e mesmo assim decidiram inscrever-se. A nível nacional ficámos em quinto lugar , o que é bastante bom também”.

As 20 escolas com maior pontuação, uma por cada distrito, recebem um conjunto de ecopontos em plástico reciclado e um prémio monetário de 100 euros.

O desafio da Sociedade Ponto Verde que procura incentivar a adoção de boas práticas de reciclagem nas escolas de todo o país mobilizou neste ano letivo mais de 200 escolas e milhares de alunos de norte a sul.