Área Metropolitana de Lisboa isolada no fim de semana

No final do conselho de ministros desta quinta-feira, 17 de junho, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou que a “situação epidemiológica tem-se vindo a deteriorar e Portugal”.

Tendo em conta que, ao dia de hoje, Portugal tem hoje uma incidência de 90,5 e um R(t) de 1,13, muito provavelmente, na próxima semana, não se poderá avançar no desconfinamento, como estava previsto, adiantou.

A ministra anunciou ainda a decisão de “proibir a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim-de-semana”, sendo que a circulação entre concelhos na Área Metropolitana de Lisboa continua a ser permitida.

Quatro concelhos (Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra) conseguiram recuperar “das suas situações de incidências mais elevadas”, estando já fora do quadro dos 120 casos por 100 mil habitantes.

Por outro lado, existem dez concelhos que, por isso, não avançam no desconfinamento, sendo que a ministra destacou a situação de Sesimbra, que registou mais de 240 casos por 100 mil habitantes, pela segunda semana consecutiva. Os restantes são Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra, onde, entre outras medidas, cafés e restaurantes são obrigados a encerrar às 22.30 horas.