Borba assinala 356 anos da Batalha de Montes Claros

Os 356 Anos da Batalha de Montes Claros, na freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, assinalam-se hoje, dia 17 de junho.

O Município iniciou as comemorações com a cerimónia junto ao Padrão de Montes Claros e o presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, garante que “não podiam deixar de assinalar uma data tão importante para o país”.

As comemorações dos 356 anos da Batalha de Montes Claros prosseguem até domingo com um roteiro, caminhadas e inauguração do Centro de Cycling em Rio de Moinhos.

A Batalha de Montes Claros foi travada em 17 de Junho de 1665, em Montes Claros, freguesia de Rio de Moinhos (Borba) e determinou, definitivamente, a vitória de Portugal nas guerras com Castela, assinando-se, três anos mais tarde entre os dois reinos, a paz no Tratado de Lisboa de 1668. A Batalha de Montes Claros foi a última das cinco grandes vitórias de Portugal contra os espanhóis na Guerra da Restauração, sendo as restantes Montijo, Linhas de Elvas, Ameixial e Castelo Rodrigo.