Táxi Coletivo é inovação em Montemor

Para dar resposta a um problema de mobilidade já antigo, a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, lançou, recentemente, o projeto-piloto “Táxi Coletivo”.

Este era um projeto que constava do programa eleitoral do atual executivo da União de Freguesias, mas que só agora viu a luz do dia, tendo em conta as “demoradas negociações” e o surgimento da Covid-19, segundo explica o presidente António Danado. Com este projeto procurou-se “tentar criar soluções para colmatar as faltas de transporte coletivos nas aldeiras e lugares da freguesia”, adianta.

Sem conseguir dar resposta a essas faltas, através da Rodoviária do Alentejo, a União de Freguesias encontrou nos taxistas de Montemor-o-Novo o melhor parceiro para este projeto. Os taxistas acabam por cobram menos um euro, nas deslocações, com a União de Freguesias a comparticipar em três euros. O restante valor, adianta António Danado, terá de ser pago pelos utentes.

Por esta altura, cada táxi só pode fazer deslocar duas pessoas, de cada vez, sendo que, passada a pandemia, o valor a pagar pelo transporte será ainda mais baixo, caso o automóvel vá cheio.

Com horários e trajetos definidos, o Táxi Coletivo leva as pessoas de São Geraldo, Fazendas do Cortiço, Monas, Reguengo, Ferro da Agulha, Rosenta e Cavaleiros até Montemor-o-Novo.

António Danado assegura ainda que este é um projeto ainda em avaliação, para se perceber se há possibilidade de o mesmo perdurar no tempo, dando resposta às necessidades da população.

O objetivo do Táxi Coletivo passa por agilizar as deslocações das pessoas mais velhas e mais vulneráveis, facilitando o processo e diminuindo os custos por pessoa em cada viagem. A marcação para este serviço deve ser feita através do contacto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras (266 070 750).

Os horários, os trajetos disponíveis e os preços das viagens para consultar na imagem abaixo:

TaxiColetivo