Bares e discotecas fecham às 2 da manhã na Estremadura espanhola

Bares e discotecas poderão estar abertos até às 2 da manhã, na Estremadura espanhola. A previsão é que esta sexta-feira ou sábado, depois de se publicar no Diário Oficial do Estado, a medida entre em vigor. Altura em que as discotecas possam, finalmente, estar abertas até às 2 da manhã. O alargar de horários irá beneficiar qualquer bar, locais de jogo e o setor dedicado a casamentos.

Quanto à lotação, os terraços exteriores podem ser ocupados a 100% (até agora deviam ser 75%) e com um máximo de 10 pessoas por mesa (a não ser que vivam juntos). No interior, o limite será de 50% da capacidade e seis pessoas por mesa, que deve ter distância de pelo menos um metro e meio.

Também continua em vigor a proibição de utilização das pistas como espaço de dança, haverá mesas e cadeiras e os clientes terão de consumir a bebida sentados. A ideia é que, se os dados epidemiológicos o permitirem o horário seja alargado até às 3 da manhã.

Esta flexibilização poderia concretizar-se no início do verão, tendo em conta o ritmo de vacinação atual e a evolução da incidência acumulada de novos casos.

De recordar que o Governo recuou e já não há imposições, mas sim recomendações na vida noturna (setor que está encerrado desde agosto de 2020); no entanto, a Estremadura Espanhola mantém-se na sua posição de começar com o horário de funcionamento até às 2 da manhã e prolongá-lo quando a situação epidemiológica melhorar.