Métodos de estudo no “Elvas + Solidária”

Os métodos de estudos caracterizam-se por estratégias e formas de estudo, com vista a alcançar o sucesso escolar, no entanto varia muito de criança para criança, porque a forma de aprendizagem assume-se também diferente.

A falta de hábitos de estudo pode levar ao insucesso escolar. No programa “Elvas mais solidária”, de hoje, Viviana Jesus, psicóloga no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha portuguesa, explica que na questão do estudo, também há erros que os pais devem evitar, como por exemplo, “serem excessivamente críticos, colocarem limites nas notas, não acompanharem os filhos na escola, não deixar o filho escolher a área de estudo, não dialogarem e a comparação entre filhos”.

A psicóloga deixa algumas estratégias para o estudo, considerando que o mais importante “é a recolha de apontamentos, na aula, bem coimo outras ferramentas como internet, livros, fotocopias, também uma boa caligrafia, deixar espaços entre assuntos e perceberem, quando sublinham os livros, o que é realmente mais importante”, adiantando também que “não é só ler e tentar decorar, porque facilmente esquecem”.

Viviana Jesus afirma ainda que “o importante é que os jovens tenham um método de estudo adequado a si próprios, com ou sem música e com o qual se sentem bem”, bem como “não ter pressa para entregar o teste, devendo reler e entregar apenas quando se sentirem confiantes do que fizeram”.

Os métodos de estudo estão em destaque esta semana no programa “Elvas mais Solidária”, que pode ouvir na emissão, ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.