Quase 2500 estremenhos pedem passaporte Covid nas primeiras horas

Na Estremadura espanhola, há 492.342 pessoas já vacinadas, pelo menos com a primeira dose, que podem já pedir o passaporte Covid. Neste momento, apenas se pode pedir de forma online através da página web ou na App Extremadura Salud.

O projeto piloto para provar de forma real o certificado de forma real o certificado digital verde, também conhecido como “passaporte Covid” arrancou ontem, de forma positiva nesta região.

Segundo informou o vice presidente da Junta e responsável  da Saúde, José María Vergeles, a Extremadura emitiu até às 18.25 horas de ontem um total de 2435 certificados.

Este documento pode ser obtido pelos cidadãos que já tenham recuperado ds Covisd-19, nos últimos seis meses à viagem, ou já estejam vacinados de forma completa ou parcial. A terceira opção é ter um teste PCR negativo, no enanto este critério ainda não está disponível e será incorporado em Espanha durante este mês.

Há ainda a destacar que a Estremadura espanhola é uma das sete comunidades autónomas do país que participam neste processo de comprovativo para ir ativando o mecanismo, que oficialmente só estará em vigor a partir do dia 1 de julho, na União Europeia.

Neste momento, o certificado pode obtido via online, através da página web a App Salud Extremadura. O objetivo deste Passaporte Covid, emitido de forma gratuita em formato de papel ou digital, é facilitar as deslocações, de forma segura entre os cidadãos da União Europeia.