Espanha recua no teste obrigatório à Covid para entrada no país

Espanha vai recuar com a obrigatoriedade de apresentação de prova de vacinação ou de recuperação da infeção por covid-19 ou testes, com resultado negativo, a todos os que cruzem as fronteiras terrestres com Portugal.

Segundo avança esta terça-feira, dia 8, o Diário de Notícias (DN), que cita uma fonte diplomática, Espanha admitiu o “erro, que teria um grave impacto na relação política e económica entre os dois países e por isso vai corrigi-lo, depois de intensas conversações diplomáticas durante esta segunda-feira”.

Este “é um assunto muito sensível entre os dois países, que motivou uma forte reação por parte de várias autoridades regionais dos dois lados da fronteira e chegou ao mais alto nível governativo”.

De recordar que ontem (ver aqui) o Consulado Geral de Espanha em Portugal, em comunicado dava conta de que a partir de ontem, segunda-feira, 7 de junho, quem viajasse de Portugal para Espanha por via terrestre teria de apresentar um teste negativo à covid-19, certificado de vacinação ou uma prova de que está recuperado da doença, algo que até agora só era exigido a quem chegasse a Espanha, por via marítima ou área.

Segundo o DN, este despacho deverá ser corrigido “em breve”.