InnovPlantProtect de Elvas vai ao encontro de objetivos da UE

O InnovPlantProtect (InPP) é um Laboratório Colaborativo, sediado em Elvas, criado para desenvolver soluções inovadoras de base biológica para proteger as culturas de pragas e doenças e prestar serviços de diagnóstico e monitorização, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

Pedro Fevereiro, responsável pelo laboratório, refere que este projeto “vai de encontro aos novos objetivos da União Europeia, assentes numa estratégia de redução de produtos químicos de síntese na proteção de plantas. O laboratório tem como grande objetivo desenvolver novos produtos para a proteção das culturas, sobretudo com origem em moléculas biológicas ou em microrganismos”.

As obras de adaptação do espaço da Antiga estação de Melhoramentos de Plantas ainda estão a decorrer mas em Elvas estão já 38 investigadores a trabalhar na área.

O InnovPlantProtect (InPP) tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas, cujos efeitos nocivos já são visíveis em muitos países, inclusive em Portugal.