Mais de 10 mil elvenses vacinados contra a Covid-19

O processo de vacinação está a decorrer a bom ritmo no concelho de Elvas. “A disponibilidade de vacinas e de profissionais de saúde para este processo, quer no centro de vacinação, quer ao domicílio, contribuíram para que se caminhe para a imunidade de grupo”, de acordo com Tiago Bugio, coordenador municipal de Proteção Civil.

“Na vacinação domiciliária já vacinámos 24 pessoas com as duas doses o que representa uma grande logística. O processo, em casa, desenvolve-se normalmente mas é necessário muito empenho”, sublinhou.

Nas estruturas residenciais para idosos, “onde começou a vacinação, já estão praticamente mil pessoas vacinadas, quer utentes quer colaboradores. No entanto, não nos podemos esquecer que, só no concelho de Elvas, temos 15 estruturas destas. Posteriormente, começámos com as faixas etárias mais elevadas ou pessoas com patologias críticas, uma vez que se encontram mais débeis e precisam dessa vacina”.

De acordo com Tiago Bugio, “436 profissionais de saúde já receberam as duas doses da vacina. Também 62 bombeiros, 43 militares da GNR e alguns agentes da PSP já receberam a vacina. Se continuarmos assim, rapidamente atingimos os objetivos deste processo”.

Desde o passado domingo (dia 23), em Elvas, “já estão a ser administradas vacinas da Johnson & Johnson. Uma vacina de toma única e que, esperemos nós, dá uma elevada imunidade à população”, garantiu o responsável.

Apesar das vantagens da vacina, Tiago Bugio alerta as pessoas uma vez que é possível, “apesar de vacinados, contrair a Covid-19. O que acontece é que os sintomas e as sequelas não são tão duros”.

No final da semana passada, 10.381 pessoas tinham já sido vacinadas contra a Covid-19, no concelho de Elvas.  O centro de vacinação está instalado no Centro de Negócios transfronteiriço de Elvas que, só na semana passada, recebeu 800 pessoas para a toma da vacina.