Bienal de Marionetas de Évora de 1 a 6 de junho

A 15.ª edição Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) decorre de 1 a 6 de junho, mas com uma programação diferente do habitual.

Pela primeira vez, desde a sua estreia, em 1987, a BIME acolhe um encontro dedicado exclusivamente à marioneta portuguesa. Aos tradicionais anfitriões deste evento, os Bonecos de Santo Aleixo, vão juntar-se marionetas de 21 companhias nacionais, para protagonizar as 78 sessões programadas para esta edição.

Habitantes e visitantes de Évora, não vão poder contar com os habituais espetáculos de rua, mas vão poder encontrar-se, de forma segura, em 12 espaços alternativos na cidade – desde os antigos Armazéns da Palmeira, passando pela Igreja de São Vicente, até ao Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo – para assistirem ao teatro de marionetas.

Ainda assim, haverão três espetáculos itinerantes, que irão percorrer diariamente a calçada eborense, mas sem as habituais paragens, para animar as ruas.

Também uma exposição de retratos dos Bonecos de Santo de Aleixo, da autoria do fotógrafo Paulo Nuno Silva, vai contribuir para destacar a presença da BIME no espaço público da cidade.

Nesta BIME, pensada para um mundo virado do avesso, os bilhetes são gratuitos, mas a reserva é obrigatória. Desde o dia 17 de maio (entre as 10 e as 18 horas), que é possível reservar os bilhetes, através de contacto telefónico (913 610 202 ou 913 610 194) e, posteriormente, levantá-los nos espaços dos espetáculos uma hora antes das sessões. A lotação de todos os espaços foi limitada de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

A BIME é organizada pelo Centro Dramático de Évora (CENDREV), em parceria com a Câmara Municipal de Évora (CME). Tem o apoio da República Portuguesa, da Direção-Geral das Artes e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.