Andebol chega a Elvas através da Arkus

A modalidade de andebol vai ser retomada em Elvas, mais propriamente na Associação Juvenil Arkus.

O protocolo foi assinado esta manhã de sexta-feira, entre o município de Elvas, a Arkus, a Federação Portuguesa de Andebol e Associação de Andebol de Portalegre.

O facto de ser “a única a associação juvenil no concelho levou a que a Arkus abraçasse esta modalidade, uma vez que tem diversas vertentes faltando apenas a desportiva”. Carlos Beirão, presidente da Associação juvenil refere que abraçar esta modalidade “é uma inovação e uma nova etapa”, na esperança que” tudo corra pelo melhor”, e adianta que o objetivo “é ter muitos desportistas na modalidade, que está na moda devido aos resultados da seleção portuguesa”.

Neste momento já está a ser estabelecido diálogo com as escolas do concelho, para se comecem a captar atletas entre os 6 e 10 anos, adianta Carlos Beirão, explicando que aliar o desporto à cultura é sempre bom, porque “são duas vertentes que se complementam, também para divulgar a cidade de Elvas”.

Tiago Afonso, vereador na Câmara de Elvas, afirma que ao município, no âmbito deste protocolo, cabe “o apoio logístico, com a cedência de instalações desportivas para a prática da modalidade”. O objetivo é dinamizar o andebol, em Elvas,  e colocar as entidades em diálogo para se criem sinergias em torno da modalidade.

O presidente da Associação de Andebol de Portalegre, Joaquim Matos Rosa, demonstrou-se satisfeito com a celebração deste protocolo, ambicionando que “Elvas volte a ser um bastião do andebol no distrito”, como foi noutros tempos. “Agora foi dado o primeiro passo para que haja a modalidade em Elvas e de qualidade”, com a vantagem da proximidade com Espanha, “podendo haver parcerias” com o país vizinho.

Joaquim Matos Rosa relembra que a modalidade, através da ARKUS estão reunidas todas as condições, no entanto alerta que “em primeiro lugar, a aposta deve ser feita nas camadas de formação”, acreditando que “o andebol irá vingar em Elvas”, pelo que a Associação do distrito estará sempre pronta a colaborar.

Outras das partes deste protocolo é a Federação Portuguesa de Andebol, e a representante da Federação, Teresa Rocha, técnica regional para o desenvolvimento da modalidade no distrito, referiu que “este era uma ambição antiga da Federação que o andebol regressasse a Elvas”, acreditando que “é um bom propósito.” A Federação tem como objetivo “pôr a juventude a praticar andebol, desenvolver sinergias entre a ARKUS e as escolas, e contribuir com novos treinadores e dirigentes, dando uma nova dinâmica ao nível do desenvolvimento da modalidade”.

Andebol que fará parte da vertente desportiva da Associação Juvenil Arkus, com o objetivo de dinamizar este modalidade no concelho, numa primeira fase junto das crianças do primeiro ciclo.