Feira Ibérica da Alimentação de 26 a 28 em Don Benito

A 31ª edição da Feira Ibérica da Alimentação (FIAL) vai decorrer entre os dias 26 e 28 de maio, na FEVAL, em Don Benito.

Depois do cancelamento deste certame, em 2020, a iniciativa volta a decorrer este ano, num formato renovado, graças ao patrocínio da Caja Rural da Extremadura, que demonstra o seu apoio a esta feira alimentar e com ele, o setor e indústrias vinculadas ao âmbito agroalimentar. Adaptado à nova realidade social, o evento será em formato virtual, ainda que se permita a assistência de público nas diversas atividades que decorram nos três dias do certame.

A mostra conta com a colaboração de Alimentos de Extremadura e la Consejería de Cultura, Turismo e Desporto.

Do programa de atividades foram preparadas diferentes mesas de debate onde serão abordados aspetos como o futuro do setor agroalimentar na Estremadura espanhola e as possibilidades da cooperação transfronteiriça para este setor.

Foram programados também workshops com cozinheiros que irão mostrar como inovar nos fogões e como cozinhar com produtos estremenhos, ou ainda conhecer novas técnicas com a jovem Celia Talero, participante no Master Chef Junior num workshop de cozinha para crianças. Da mesma forma, serão incluídas apresentações profissionais que analisam as novas tendências do setor hoteleiro e do turismo gastronómico, bem como o espaço “Território Extremadura” para destacar as diferentes marcas de Alimentos da Extremadura.

A novidade este ano passa pela celebração do 1º Fórum de Hotelaria e Turismo gastronómico, que decorre no dia 27, sendo que a atividade é organizada pela Direção Geral do Turismo.

Esta nova edição da FIAL vai também ter um espaço dedicado aos Prémios Espiga Ternera da Estremadura espanhola, organizado pela Caja Rural de Extremadura, entidade patrocinadora da FIAL 2021. A nomeação será na manhã de sexta-feira, dia 28 de maio, e contará ainda com a organização de uma mesa temática sobre estes prémios, que a entidade concede para a promoção dos diferentes sectores agroalimentares da região.

A FIAL é organizada pela FEVAL tem o patrocínio da Caja Rural de Extremadura e a colaboração do Ministério da Cultura e Turismo da Junta de Extremadura, através da Direção-Geral de Turismo, bem como Alimentação da Extremadura, Diputación de Badajoz, Diputación de Cáceres e Ayuntamiento de Don Benito.