Campo Maior investe 5 milhões e recupera 1600 metros de muralha

A requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior teve início em 2017 e resulta de um investimento global de cinco milhões de euros. Os meios baluartes, o interior do Castelo, Praça Velha e os quartéis do tronco foram algumas das zonas já intervencionadas.

João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior, recorda que foram já recuperados “cerca de 1600 metros de fortificação. É um projeto extremamente feliz e onde os campomaiorenses se reveem, uma vez que foi feito a pensar na população e também no turismo”. A expectativa é que, depois do espaço estar completamente visitável, que os turistas “passem a palavra da beleza do concelho, em particular do Centro histórico”.

A obra está numa fase de conclusão, depois de 10 anos de estudos, projetos, lançamentos de concursos e protocolos. Passados três anos do início da obra, está agora numa fase de conclusão.

“Aqui o que se vê é uma obra maravilhosa para os campomaiorenses”, diz João Muacho, considerando que “todos nos sentimos extremamente orgulhosos, por aquilo que conseguimos para Campo Maior, nos últimos anos, nomeadamente por esta requalificação, que devolve este espaço, que estava como ocupação ilegal, e passou a ser de fruição dos campomaiorenses”.

Já na Zona da Praça Velha foi dada “uma maior dignidade ao espaço”, que segundo o presidente da Câmara está “mais aprazível, criou-se estacionamento e tem mais segurança, as pessoas estão satisfeitas com o que têm e com o que fizemos por Campo Maior”, remata João Muacho.