Videojogos, o crescimento de uma indústria gigantesca

Estamos na geração que consome mais videojogos da história, com um crescimento exponencial de vendas e também de estilos e modalidades de jogos. Hoje em dia existem videojogos específicos de várias faixas etárias, com jogos especiais para quase todos os públicos.

E esta indústria gera hoje milhares de milhões de euros, tendo uma enorme percentagem entre os proprietários de telemóveis, que também usam o Bônus Bet365 para se divertirem. Diz-se que cerca de 74% dos utilizadores de telemóveis os usam para jogar, além das outras funções.

O CEO da enorme Netflix disse que diferente do que a maioria das pessoas pensa, os jogos online são os seus maiores concorrentes, e não outras empresas de streaming. Reed Hastings afirmou isto porque as pessoas passam muito do seu tempo a divertir-se em jogos, e na verdade passam mais tempo neste modo do que em aplicações de streaming.

O que muitas pessoas também acreditam é que os videojogos começaram com a Atari, criada em 1972, mas, a verdade é que 22 anos antes, alguns cientistas já estavam a começar a criar um conceito que talvez nem eles pudessem entender.

Os videojogos começaram como parte da pesquisa, e estavam a ganhar forma ao longo do tempo. A primeira ideia foi que eles deviam necessariamente ter algum tipo de interação com ecrãs de computador ou televisão.

A intenção era que as pessoas pudessem jogar os jogos já existentes na época, mas digitalmente. Foi então que Josef Kates mostrou ao mundo o primeiro videojogo, que foi gigantesco e trouxe consigo o famoso jogo da velha.

Josef mostrou ao mundo a capacidade da máquina de entreter o utilizador mas, com o tamanho e dificuldade de mover a consola, tornou-se obsoleta após algumas semanas para quem participou no seu lançamento.

Apesar disso, apenas 12 anos depois, em 1962, foi criado um novo jogo que realmente chamaria a atenção do mundo: Spacewar!. Criado por estudantes do MIT, o jogo trouxe uma ideia mais real de interação entre os utilizadores e o computador. Apesar de todo o alvoroço criado, Spacewar! correu apenas em computadores, que ainda não tinha um amplo uso nas casas.

Foi na década de 1970 que a revolução dos videojogos começou a acontecer. Os jogos começaram a ser fabricados para uso doméstico, com uma noção de competição que cresceu ao longo dos anos.

Após algum tempo, para facilitar a mobilidade dos utilizadores, as empresas começaram a criar jogos portáteis, com ecrãs coloridos e uma grande variedade de jogos disponíveis.

Desde o Odissey, que foi a primeira consola da história a telemóveis e consolas com controlos desenhados para encaixar perfeitamente nas mãos dos utilizadores confortavelmente, muita coisa aconteceu. Hoje, a indústria dos videojogos arrecada mais de 159 mil milhões de dólares, o equivalente a mais de 131 mil milhões de euros num só ano.

Há cerca de 2,7 mil milhões de pessoas que jogam nas suas consolas, televisões, tablets, telemóveis e outros dispositivos. A indústria cresce todos os anos e espera-se que estes números continuem na mesma tendência dos anos anteriores.