Atletas do CF “Os Elvenses” já retomaram os treinos

Depois de mais de um ano sem treinar, devido à interrupção provocada pela pandemia, os escalões de formação de futebol puderam já, no passado mês de abril, regressar aos campos.

A Rádio ELVAS acompanhou um treino dos escalões de benjamins e infantis do Clube de Futebol “Os Elvenses”, e a felicidade por este regresso aos campos foi evidente, por parte de treinador e atletas.

Para Nelinho, treinador destes escalões, este era um regresso muito aguardado, pelo que “é uma alegria e uma satisfação ver o sorriso das crianças, e para nós, que gostamos de ensinar também estamos muito contentes por voltar, porque depois desta paragem, voltar a praticar a modalidade que abraçaram, com os colegas de equipa é de louvar”. Na esperança que as coisas vão melhorando, e de poderem entrar nos campeonatos da Associação de Futebol de Portalegre.

A paragem, “quer queiramos quer não, acaba sempre por fazer mal aos atletas”, sendo que agora o objetivo é dar início a uma pré época para que os atletas “voltem aos seus índices físicos”, que tinham anteriormente, uma vez que antes da paragem, considera Nelinho, eram a equipa, “fisicamente mais forte”.

O clube conta atualmente com cerca de 75 atletas. Ao contrário do que aconteceu em alguns clubes, no caso do Elvenses houve quatro desistências, mas para compensar houve também mais atletas a entrar. O treinador afirma que “há mais modalidades e as crianças gostam de experimentar outro tipo de modalidade”, afirmando que “há atletas que praticam natação, simultaneamente com o futebol, pelo que dá mais destreza e mobilidade” aos mesmos.

Relativamente às medidas a ter em conta, com a Covid-19, Nelinho explica como se processa o treino: inicialmente é medida a temperatura corporal, “os atletas só tiram a máscara quando começam o treino e voltam a colocá-la quando o mesmo acaba”, durante o treino tentam manter o distanciamento, à exceção da parte em que começa a dinâmica de jogo, que é a altura em que existe maior proximidade”. De recordar também que todos os técnicos e atletas foram testados à Covid-19, previamente.

A nossa reportagem teve ainda oportunidade de falar com algumas das crianças que regressaram aos treinos do Clube de Futebol “Os Elvenses”. Joana Lopes iniciou recentemente no clube e afirma que “é divertido voltar aos treinos, voltar a correr e ao convívio com os colegas”. A atleta relata ainda que o facto de todos terem feito o teste antes do treino os deixou “mais descansados”.

Duarte Martins joga há três anos no clube e adianta que esta paragem foi “complicada”, porque queria jogar futebol e não podia, no entanto ia para um campo perto de casa, jogar um pouco, e agora, apesar de se sentir feliz por este regresso sente que não tem “a mesma resistência física”. Carolina Cristiano joga no Elvenses há quatro anos e explica que voltar “foi bom para reencontrar os colegas”, e fazer aquilo que mais gosta que “é jogar futebol”, admitindo também que a resistência física não é a mesma.

Já Chayenne Castro, outros dos atletas do clube afirma que tentava treinar em casa, e o regresso foi bom para “voltar a sentir o que é estar com uma bola e por isso foi uma grande felicidade”.

Atletas de formação, do Clube de Futebol “Os Elvenses” que retomaram recentemente os treinos, com todas as medidas de segurança emitidas pela Direção- Geral da Saúde, depois de um longo período de interrupção, devido à pandemia.