Cáceres duplica o ritmo de vacinação: 3 mil doses por dia

Cáceres já chegou à fase de administrar três mil doses de vacinas, por dia. Há dias em que já consegue duplicar o ritmo de vacinação inicial e inclusive superar o máximo que havia sido apontado pelas áreas de saúde.

Até agora estavam a ser administradas, por dia, 1.500 doses, conseguindo, em alguns dias, alcançar as duas mil. No entanto, a semana passada houve dias em que se chegou às três mil vacinas, segundo os dados do Serviço Extremenho de Saúde.

Não é algo habitual, mas irá acontecer sempre e quando houver disponibilidade de vacinas. Na semana passada, entre segunda e sexta-feira, chegou-se a vacinas 10.653 pessoas, o que pressupõe 30% mais do que as utilizadas até agora (em média, foram injetadas 7.500 doses semanais). E a partir de agora será possível superar ainda mais o número da semana anterior, já que também começará a ser vacinada aos sábados e domingos. A equipa de vacinação está perfeitamente preparada desde o início para trabalhar também nos fins de semana e feriados, só faltou ter mais doses.

O ritmo de vacinação na área de saúde de Cáceres é muito positivo, sendo uma das poucas da Estremadura espanhola que vai começar a vacinar o grupo entre os 50 e os 59 anos, começando pelos mais velhos. A partir de sábado, já foram contactados os utentes de 58 e 59 anos, que deverão dirigir-se ao Palácio de Congressos para levar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo El Periodico Extremadura, até quinta-feira da semana passada 12% dos usuários da área de saúde já têm a vacinação completa (as duas doses). E tem conseguido imunizar, pelo menos com uma das doses, quase 40% da população. O objetivo da Junta de Extremadura é que 70% da população seja vacinada ao longo deste verão, para alcançar a desejada imunidade de grupo nessa data.

Em Cáceres a inoculação continua por marcação. É a opção que a gestão da área da saúde optou, apesar de em outras partes da comunidade autónoma haver apelos massivos com diferentes faixas etárias para ir, sem marcação, aos postos de vacinação autorizados. Isso é feito, por exemplo, em Badajoz, Plasencia ou Mérida, onde a vacinação desta forma está a ajudar a acelerar o processo.

Neste momento, no centro de congressos, a vacinação da faixa etária entre 60 e 65 anos está a terminar e foi retomada a vacinação em setores essenciais, como professores ou serviços de emergência.