Bombeiros de Elvas fazem simulacro na estrada de Juromenha

No âmbito das comemorações dos 92 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, realiza-se hoje, na Estrada Nacional 373, entre Elvas e Juromenha, um simulacro em grande plano.

Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, explica que este exercício se assume como “um salvamento em grande ângulo, através de cordas, uma das valências da corporação”. Este tipo de salvamento pode ser feito “em espaços confinados, em altura e devido à grande movimentação de trabalhos para construção da linha férrea no concelho, que liga o Porto de Sines ao Caia”.

O comandante refere “vamos fazer um exercício que consiste numa vitima de trauma que sofreu um acidente, e que tem de ser extraída de uma zona difícil e, através deste processo de salvamento de grande ângulo, e através de cordas será descida para uma zona de nível zero”.

Tiago Bugio revela ainda que esta “é uma forma de exercitar esta valência de salvamento em grande ângulo, dos bombeiros, que apesar de não ter muita atividade torna-se importante demonstrar que há bombeiros estão devidamente preparados para tal”, até porque, “dentro do nosso centro histórico, desde as contra minas  e espaços confinados que existem, é importante os elementos da corporação estarem capacitados para ocorrências desta tipologia”.

O simulacro está marcado para as 17 horas, na Estrada Nacional 373, entre Elvas e Juromenha.