Fundação EDP entrega 178 computadores ao 1º ciclo do Agrupamento nº1 de Elvas

178 computadores portáteis foram, esta sexta-feira, dia 30, entregues a alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas.

A entrega foi feita pela Fundação EDP, numa parceria com o ministério da Educação e com a Escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).

Felipa Sá Carneiro, diretora da Inovação Social da Fundação EDP, afirma que esta colaboração pretende assim “suprimir as necessidades dos alunos e tem muito mérito porque permite dar igualdade de acesso à educação”. A diretora assume que, “antes quando a educação era presencial era mais facilmente assegurada, quando se tornou digital salientam-se algumas diferenças entre os alunos” e, por isso “é com muito entusiasmo que entramos nesta iniciativa porque acreditamos na educação e  queremos suprimir as necessidades e que estejam todos em pé de igualdade, em termos de ferramentas, para terem o melhor sucesso escolar possível”.

Para Paula Rondão, diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas afirma que a entrega destes computadores foi “determinante para colmatar as desigualdades existentes nos alunos do primeiro ciclo”. O ensino “é cada vez mais digital e isto foi um grande salto e muito importante para o ensino aprendizagem” dos alunos deste agrupamento.

Estes computadores destinam-se as alunos sem escalão, de todas as escolas de primeiro ciclo deste agrupamento: Boa-Fé, Raposeira e Alcáçova, porque sem escalão os alunos não recebem os computadores do ministério e recebem, neste caso, da Fundação EDP, “ficando tudo em pé de igualdade”, garante Paula Rondão.

Na entrega destes computadores estiveram, de forma simbólica algumas crianças que receberam este equipamento. Falámos com algumas delas para perceber a importância desta oferta. Liane Santos, adianta que com este computador pode “aprender novas matérias”, já Lia Gouveia diz que “este computador permite pesquisar para os trabalhos da escola, fiquei muito feliz”; Ana Sofia revela que esta oferta é “importante para termos mais informações do que tínhamos”; Leonor diz “fiquei muito feliz porque podermos fazer as coisas da escola”; Duarte Madeira revela que é igualmente “importante porque agora tenho um para mim”, e Tiago dos Santos diz que se sente “muito feliz”.

A entrega de computadores decorreu na Escola Básica da Boa-Fé, em Elvas, sendo que a Fundação EDP entrega, a nível nacional, um total de  de três mil computadores, todos neste contexto de igualdade de acesso a educação.