Fronteira “era para estar aberta já ontem”, diz proprietário da Adega Regional

Não se sabe ao certo até quando a fronteira terrestre com Espanha se vai manter fechada e há setores da economia, do lado de que cá, que, inevitavelmente, se ressentem da falta dos clientes espanhóis. Que o digam os restaurantes de Elvas.

A Adega Regional, no centro histórico de Elvas, reabriu ao público no passado dia 19, mas sem a presença da clientela, sobretudo, de Badajoz, o negócio tem saído, de alguma maneira, beliscado.

O proprietário do restaurante, João Tinoco, compara o atual momento com o primeiro confinamento, lembrando que, por esta altura, o número de casos diários de Covid-19 é muito inferior, pelo que não justifica que as fronteiras se mantenham encerradas. “No ano passado tínhamos muito mais casos ativos, no país, por dia, e tínhamos as fronteiras abertas. É lamentavelmente um prejuízo grande para nós empresários”, garante.

Em média, e tendo em conta o momento pré-pandemia, 60 por cento dos clientes que frequentam a Adega Regional, adianta João Tinoco, eram oriundos do outro lado da fronteira. “Há meses mais fortes que outros, mas ao fim de semana essa média subia”, revela, lembrando que a “estrutura” do restaurante está preparada, precisamente, para acolher os clientes quer do concelho de Elvas, do país, como os espanhóis.

Agora, o negócio vai correndo “dentro do esperado”, sem o movimento de outros tempos, tendo em conta também as restrições impostas pelo Governo e a Direção-Geral da Saúde, em termos de horários. “Sabíamos que não íamos trabalhar com muito movimento”, sendo que “as noites têm sido mais movimentadas que os almoços”, adianta João Tinoco. “Não é a ocupação desejada, mas a possível”, acrescenta.

Este empresário elvense assegura ainda que, do seu ponto de vista, as fronteiras já deviam ter sido reabertas, não só devido à falta dos clientes espanhóis, como pela própria liberdade de circulação que está impedida. “Era para estar aberta ontem já”, alega João Tinoco. “Espero que seja o mais breve possível, e ainda em maio”, diz ainda.

O proprietário da Adega Regional considera ainda que o Governo tem noção que é necessário reabrir as fronteiras, ainda que a situação afete, apenas, o interior do país. “Eles sabem bem o que se passa, mas isto afeta o interior do país, e não a capital e as outras grandes cidades. A economia do litoral é uma e a do interior é outra, que depende muito das fronteiras”, remata, dizendo ainda que não há outra alternativa senão esperar por melhores dias.

De recordar que os restaurantes vão poder voltar a funcionar sem limite de horários já a partir da próxima segunda-feira, de acordo com o plano de desconfinamento do Governo. Quanto à reabertura de fronteiras, continua-se a aguardar uma decisão final por parte de António Costa e Pedro Sanchéz.