Restauração: “a mais afetada” em Campo Maior com fecho de fronteira, diz Muacho

Desde o final de janeiro que as fronteiras terrestres com Espanha se encontram fechadas, sendo poucas as exceções previstas para que se possa transpor essa barreira entre os dois países. Em situação difícil, acabou por ficar toda uma economia, sobretudo para os concelhos da zona da Raia, como é caso de Campo Maior.

Por mais que redução de casos de Covid-19, nos últimos tempos, tanto em Campo Maior, como Elvas, assim como na Estremadura espanhola, assegura o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, pudesse “indiciar a reabertura das fronteiras”, o autarca considera que essa mesma reabertura poderá vir a traduzir-se “num aumento de casos num futuro próximo”. O município, adianta, não tem outra solução se não acatar as diretrizes da Direção-Geral da Saúde e do Governo.

“Compreendo que o comércio local possa estar a sofrer algum revés, o que é normal, porque a vinda a espanhóis a Campo Maior, como de campomaiorenses a Badajoz, também dinamiza a economia, tanto de um lado como do outro”, assegura Muacho, que se diz expectante que as fronteiras possam abrir “a breve trecho”.

A restauração de Campo Maior, sente o presidente da câmara, será o setor mais afetado por este encerramento forçado de fronteiras, e com a consequente redução de clientes, até porque os “espanhóis gostam da gastronomia alentejana”.

“A situação sanitária prevalece sobre a situação económica, é o que existe, de momento, e temos de aceitar”, diz ainda João Muacho, assegurando que, assim que as fronteiras possam abrir, o Município de Campo Maior está disponível para retirar, de imediato, as barreiras que impedem a passagem na fronteira do Retiro.

Apesar dos esforços que o Município de Campo Maior, à semelhança de outros, tem feito, para que as fronteiras possam reabrir, o quanto antes, João Muacho tem reunido com os presidentes das autarquias de Elvas e Bajadoz, a verdade é que, ainda na semana passada, o primeiro-ministro, António Costa, afastou o levantamento para breve das restrições de circulação nas fronteiras terrestres, garantindo que essa decisão será tomada apenas quando os Governos de Portugal e Espanha concluírem estarem reunidas as condições de segurança.