“Esperamos que em maio as fronteiras reabram”, diz Sérgio Ventura

O encerramento das fronteiras terrestres com Espanha, desde janeiro, deixou em situação difícil toda a economia, sobretudo para os concelhos da zona da raia, como é caso de Elvas, Campo Maior e Arronches.

Sérgio Ventura (na foto), vereador na Câmara Municipal de Elvas, garante que “a autarquia está preocupada com esta situação. Como sabem, nós somos uma cidade de fronteira. O nosso dia-a-dia é feito com o outro lado. A atividade comercial e económica da nossa cidade tem dificuldades com as fronteiras fechadas, mas estamos esperançados que brevemente as fronteiras possam abrir e possamos voltar ao normal funcionamento da nossa cidade e do nosso concelho. Obviamente que o impacto não é só em Elvas. Também Badajoz deve estar a sofrer com este encerramento. Vamos ver se no mês de maio os turistas podem vir”.

Sérgio Ventura refere que “a decisão de abertura das fronteiras é da responsabilidade dos Governos dos dois países. No entanto, a câmara tem mostrado a sua preocupação, tal como todas as localidades da zona de fronteira”.

A verdade é que, ainda na semana passada, o primeiro-ministro, António Costa, afastou o levantamento para breve das restrições de circulação nas fronteiras terrestres, garantindo que essa decisão será tomada apenas quando Portugal e Espanha concluírem “estar reunidas as condições de segurança”.