Câmara de Elvas lança medidas de apoio a pensar nos jovens

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, reuniu, esta segunda-feira, 26 de abril, com o Conselho Municipal da Juventude, para apresentar e discutir, com seis jovens elvenses, algumas das medidas que o município disponibiliza e que vai colocar em prática, a curto e médio prazo, com vista a apoiar esta faixa da população.

Neste Conselho Municipal da Juventude, que acontece pela ocasião do sexto aniversário do cartão SmartJovem, foi decidido, de acordo com Mocinha, que não haverá lugar, este ano, ao programa de curta duração de Ocupação Municipal Temporária de Tempos Livres (OMTL) de jovens de curta duração. “São cerca de 500 os jovens que se inscrevem e não estão criadas as condições para que a Câmara Municipal possa levar por diante esta sua ação”, justificou o autarca, no final dos trabalhos, em encontro com a comunicação social.

Entre as medidas aprovadas, há propostas para áreas como o emprego, a habitação, a arte, a participação política e o desporto.

Através do programa “Elvas Emprega-te”, será criada uma plataforma digital com duas possibilidades para os jovens: procurar vagas de emprego ou estágios profissionais em empresas em Elvas. Esta plataforma será desenvolvida em parceria com o Centro de Emprego e a Associação Empresarial de Elvas. “Às vezes, é difícil aproximar quem anda à procura de um estágio de quem tem um estágio para oferecer”, lembra Mocinha.

Fomentar o arrendamento jovem é outro dos objetivos do Município de Elvas, através da reabilitação de prédios no centro histórico e novas habitações, destinados a jovens. Deste modo, iria ser criado um espaço para incentivar jovens casais a constituir família na cidade, mantendo a dinâmica familiar no centro histórico.

Ao nível do desporto, pretende-se a criação do Dia do Desporto, ou seja, periodicamente será organizado um dia dedicado a uma modalidade diferente, destinado a todos os interessados, de todas as idades. O objetivo será fomentar as boas práticas desportivas e bem-estar físico e mental.

Pretende-se ainda “criar condições para o voluntariado jovem”, avança Mocinha, através do programa “Voluntaria-te”, que procura, acima de tudo, “aproximar vontades e necessidades”. “Aquilo que se pretende é aproximar quem necessita de voluntários e quem quer ser voluntário”, diz ainda o autarca.

Será ainda criado o programa “Jovem Autarca”, que dará oportunidade aos mais novos de assumir uma participação ativa nas decisões políticas do concelho. Este é um projeto que pretende potenciar comportamentos de cidadania, valorizar as opiniões dos jovens, suas ideias e perspetivas para o futuro. Através deste projeto, é simulado todo o processo de candidatura a uma autarquia, até à eleição e tarefas do dia-a-dia de um autarca. “Por outro lado, também foi incentivada a juventude a participar no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas, ou seja, no fundo, podendo concorrer, dar ideias e por os seus projetos a concurso”, adianta Mocinha.

Ao nível da cultura, os jovens de Elvas vão poder passar a ser embaixadores do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, sendo ainda incentivados, pelo município, a promover a arte pública.

Integraram este Conselho Municipal da Juventude de Elvas seis jovens que, de alguma maneira, se têm vindo a distinguir, em áreas tão diversas, como a económica ou cultural. São eles: Ana Belchior, Isabel Carvalho, Max Pinheiro, António Magro, Jorge Reis e Vlad.