Câmara de Montemor celebra Abril com a população

Hortênsia Menino, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Hoje é dia 25 de Abril. Foi há 47 anos que o Movimento das Forças Armadas levou a cabo um golpe de Estado, com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar e Caetano, que durou quase cinco décadas.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo tem vindo a assinalar esta importante data na viragem da história do país, sendo que, para além das tradicionais iniciativas promovidas neste dia, tem vindo a organizar e a promover um conjunto de atividades, a pensar em todas as faixas etárias.

Para as crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, tal como revela a presidente do município, Hortênsia Menino, a câmara decidiu editar a segunda edição do livro “Zé Pedro descobre a Constituição da Republica Portuguesa”. Esta, nas palavras da autarca, é “uma forma de promover a Leitura e simultaneamente a educação para os valores da liberdade e da democracia que celebramos neste mês de abril”.

Desde o início do mês, a autarquia tem ainda desenvolvido um outro conjunto de atividades, muitas delas online, como é o caso das sessões sobre a “Evocação da libertação dos presos políticos” e as “Memórias da Guerra em Tempos de Paz”.

Também hoje, à semelhança do que aconteceu ontem, dia 24, e acontecerá no próximo dia 1 de maio, a autarquia disponiliza som de linha, tanto na cidade, como nas freguesias. Os edifícios e espaços públicos de Montemor-o-Novo encontram-se também com decoração aluvisa a esta data.

Têm vindo também a ser desenvolvidas atividades no âmbito do projeto “Lembrar Abril”, um programa desenvolvido com as turmas do 4º ano do 1º Ciclo, pela União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.