Melhores leitores da Biblioteca de Elvas recebem diploma

Os melhores leitores da Biblioteca Municipal de Elvas Dr.ª Elsa Grilo foram distinguidos esta tarde de sexta-feira, dia 23, pelo município.

A iniciativa serviu não só para distinguir estes leitores, mas também para assinalar o Dia Mundial do Livro, que se comemora hoje.

Incutir o gosto pela leitura à população e como dar a conhecer os principais benefícios da leitura, para o desenvolvimento cognitivo dos mais jovens é outro dos objetivos.

No total, foram 20 pessoas a quem foi entregue o diploma, dos quais dez na categoria de adultos e dez na categoria infantil, juvenil e jovem adulto.

Na categoria de adultos, foram distinguidos: Dora Cristina Dias, Irmgard Mateus, Alessandra Santos, António Reis, Júlio Coutinho, Francisco Madriana, Maria Margarida Guerreiro, Vera Jacinto, Aida Boné e Maria de Jesus Cunha.

Aida Boné foi uma das pessoas que receberam este diploma, na categoria de adultos e, ao nosso microfone, explicou que ficou “muito contente” por esta distinção e se sente “lisonjeada”, considerando que a leitura lhe “traz muitos bons momentos” e revela ainda que tenta “incutir o ato de ler” aos seus filhos. Também António Reis foi um das pessoas distinguidas e referiu que gosta de “ocupar o seu tempo livre a ler, sinto-me bem, viajo sem sair de casa, adoro ler” e sente-se admirado por ver “crianças tão pequenas a receber igualmente um diploma”, algo que o deixa “orgulhoso”.

Na categoria de infantil, juvenil e jovem adulto, foram distinguidos os seguintes leitores: Tomás Casacão, Joana Bravinho Figueiredo, João Pereira, Victor Grandabur, Ana Margarida Conceição, João Janeiro, Luís Rijo, Leonor Beicinha, João Roque e Francisco Cunha.

A nossa reportagem falou com Ana Margarida Conceição, de dez anos, que recebeu o diploma nesta categoria e referiu que se sente “feliz por ganhar o prémio”, porque gosta muito de ler. A leitura, para Ana Margarida, permite-lhe, segundo a própria, “ganhar mais vocabulário e ter mais imaginação para criar textos”.

Já João Pereira, de nove anos, sente-se “muito contente” por receber este diploma, considerando que “a leitura ajuda a ter mais imaginação”.

O Município de Elvas assinalou o Dia Mundial do Livro, com a entrega de diplomas aos melhores leitores da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.