Regresso a aulas presenciais será faseado no IPPortalegre

As aulas presenciais no Instituto Politécnico (IP) de Portalegre vão regressar de forma faseada, sendo numa primeira fase destinada para os cursos mais práticos, “como é o caso do curso de equinicultura, da Escola Superior Agrária de Elvas”, de acordo com Albano Silva (na foto), presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.

“O nosso objetivo é podermos ficar até ao final do ano e não termos que interromper mais uma vez por isso vamos regressar com todo o cuidado. Nos últimos dias, foram testados os primeiros alunos a regressar aos estabelecimentos e, no decorrer desta semana, serão testados os alunos dos cursos que regressam em seguida. Estamos a deixar para uma segunda fase os alunos cujos cursos não dependem tanto de aulas teóricas e laboratoriais”, sublinhou.

Albano Silva considera que se houver “uma testagem e vacinação significativas e situação vai melhorar e os números não vão aumentar. Por outro lado, os alunos têm que ter comportamentos responsáveis para que o desconfinamento corra bem. Não podemos ter todos estes cuidados dentro das escolas e depois os alunos irem para as esplanadas em grandes grupos”.

O presidente do Instituto garante que “estas alterações não alteram em muito o calendário escolar. Pode haver uma ou outra turma que terá de ter mais uma semana de aulas, mas terminaremos dentro do prazo previsto”.

Até ao final deste mês de abril, todos os alunos do Instituto Politécnico de Portalegre deverão estar já em aulas presenciais.