96% da população chamada, foi vacinada em Cáceres

Noventa e seis por cento da população de Cáceres chamada para ser vacinada contra a Covid-19, compareceu no Palácio de Congressos. Na primeira semana de funcionamento do Auditório como local dedicado à vacinação, 5725 pessoas, das 5995 convocadas, receberam a sua dose da vacina contra a Covid-19.

Segundo os dados do Serviço Estremenho de Saúde (SES), do total de pessoas convocadas, 270 não se apresentaram para que lhes fosse administrada a sua dose da vacina, um número que corresponde a quatro por cento.

Neste novo centro de vacinação, eleito como substituto do Hospital Universitário com o propósito de agilizar a administração das vacinas, o SES alternou, entre o horário da manhã e da tarde as convocatórias para as pessoas com idades compreendidas entre os 60 e 69 anos e para mais de 70.

Para estas pessoas foram administradas as vacinas da Pfizer e AstraZeneca.

Durante o primeiro dia, na segunda-feira, apenas foram convocadas 150 pessoas como “prova piloto”, de forma a por em prática a maquinaria e comprovar no dispositivo. Até sexta-feira, de forma diária, as instalações receberam um mil habitantes de Cáceres e de localidades vizinhas, para que lhes fosse administrada a dose da vacina. Embora o cronograma seja dividido em duas faixas e vá do início ao fim da tarde, na terça-feira, mil doses foram administradas em menos de seis horas.

A previsão do SES é que até à próxima semana sejam contactadas mais 5.500 pessoas.