Luís Barrigoto e a A.XAT no Torneio de Mestres: “não estávamos à espera”

A Associação de Xadrez “A Torre” (A.XAT), de Montemor-o-Novo, foi, no fim de semana passado, a vencedora do Torneio de Mestres, conquistando os três lugares do pódio, com os três jogadores que levou a prova.

José Francisco Veiga foi primeiro classificado, Paulo Dias segundo e Pedro Rego terceiro: resultados que, para o presidente da associação, Luís Barrigoto, acabaram por ser surpreendentes, ou não participassem nesta competição os melhores da modalidade em Portugal.

“Foi uma situação que não estávamos à espera, porque no Xadrez há muitas variáveis e o Torneio de Mestres é um dos maiores em termos xadrezistos que existe em Porugal. Junta cerca de dez dos melhores jogadores, de nacionalidade portuguesa, onde nós tínhamos, à partida, três desses participantes, que jogam connosco, aqui em Montemor-o-Novo”, revela Luís Barrigoto.

Durante a competição, José Francisco Veiga esteve sempre entre o primeiro e o segundo lugar, sendo que “foi sempre ganhando os seus jogos”, tendo partido para a última jornada já vencedor do torneio, adianta o presidente da A.XAT.

“O Paulo Dias, a meio do torneio, foi garantindo algumas vitórias, o que lhe permitiu, na sua carreira, pela oitava vez, conseguir o segundo lugar neste torneio, que também já venceu”, adianta Luís Barrigoto. Relativamente a Pedro Rego, Barrigoto revela que o xadrezista conseguiu superar os adversários mais diretos, a beneficiar de um empate e de uma derrota dos mesmos, conseguindo subir do quinto para o terceiro lugar.

A prova, que marcou o reinício da competição presencial, após o interregno forçado provocado pela pandemia, levou a Fátima, os lances de alguns dos melhores xadrezistas portugueses.