Gravuras recentes e outros riscos de Cutileiro no Museu do Côa

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), a Fundação Côa Parque, o Centro de Arte João Cutileiro e a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) inauguram a exposição “João Cutileiro: gravuras recentes e outros riscos”, com curadoria de Ana Cristina Pais, dia 18 de abril, às 11 horas, no Museu do Côa.

A exposição vai ficar patente até dia 26 de setembro deste ano.

Este foi o último projeto do escultor e, formalmente, o primeiro desenvolvido pelo Centro de Arte João Cutileiro, entidade criada para promover a salvaguarda e divulgação do legado artístico deste extraordinário artista.

Resultado de uma proposta, em janeiro de 2019, da Direção Regional de Cultura do Alentejo ao presidente da Fundação Côa Parque, e pensada para inaugurar em novembro de 2020, a mostra, além de uma exposição de escultura e desenho de um grande artista, assume o sentido de homenagem póstuma a João Cutileiro, figura central da escultura portuguesa do século XX, e a Bruno Navarro, historiador, que presidiu a Fundação Côa Parque nos últimos três anos, de forma exímia, e que tão precocemente nos deixou, cujo trabalho ficará na memória de todos.

Levar ao Côa as suas gravuras sobre pedra foi uma ideia entusiasmante para João Cutileiro, que tinha um particular fascínio pela produção artística do Vale do Côa. Admirava a modernidade, a força e a energia telúrica dos artistas do Côa e a forma como, intencionalmente, riscaram a vida nas pedras.

Gravuras sobre pedra, desenhos sobre papel e um conjunto de guerreiros foram selecionados em estreita ligação com o escultor para o espaço extraordinário do Museu do Côa. Procurou-se essencialmente estabelecer relação com a envolvente e mostrar trabalhos com representatividade no contexto da obra de João Cutileiro, fortemente marcada pela presença feminina.

A inauguração contará com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor que farão homenagem pública a João Cutileiro e a Bruno Navarro. Estarão ainda presentes a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e as Secretárias de Estado Adjunta e do Património Cultural, do Turismo e da Valorização do Interior.