“O Soldado de Abril” este sábado em Montemor

No âmbito das comemorações do 25 de abil, em Montemor-o-Novo, este sábado, 17 de abril, o Mercado Municipal vai ser animado, entre as 9.30 e as 12.30 horas, pela estátua viva de Samuel Querido.

A performance, de nome “O Soldado de Abril”, “tem intuito de comemorar o dia 25 de abril, data marcante para a viragem de um sistema político opressor, recordando que a liberdade tem várias vertentes como: a liberdade de expressão, a económica, a ideológica, a social, a pessoal, a judicial, e celebrar a liberdade em todo o seu esplendor, que fora conquistada pelo povo português nesta data em 1974. Assim, através desta figura, um soldado de cravo na arma, homenageia todos os que lutaram por emancipar a liberdade do povo português durante uma ditadura de 41 anos ininterruptos”, revela a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

A próxima iniciativa, promovida pela autarquia, realiza-se na quinta-feira, dia 22 de abril, com mais uma “Conversa de Abril”, desta feita subordinada ao tema “O Direito à Educação e à Escola Pública e Universal”. Para acompanhar, a partir das 16 horas, através da página de Facebook do município e do seu canal de YouTube.

Também na quinta-feira, pelas 20.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, são exibidas as curtas-metragens “O Salto”, proveniente do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra, e “O Cravo e a Rocha”, de Luísa Sequeira, seguindo-se uma conversa e um sarau com Francisco Fanhais, em parceria com a associação José Afonso de Setúbal.