Jogadores da A.XAT Montemor conquistam pódio do Torneio de Mestres

José Francisco Veiga, jovem mestre FIDE da A.XAT Montemor-o-Novo, é o novo rei do Torneio de Mestres, no xadrez nacional.

Na prova, José Veiga impôs-se com autoridade, que marcou o reinício da competição presencial, após o interregno forçado provocado pela pandemia do novo coronavírus, levando a Fátima os lances de alguns dos melhores xadrezistas portugueses.

Veiga dominou o torneio e somou sete pontos, nas nove jornadas da prova, e já tinha garantido o triunfo a uma ronda do final, fruto da vantagem pontual adquirida. Na nona e derradeira jornada, o jovem prodígio aveirense empatou rápido com o mestre internacional Paulo Dias, companheiro de equipa na A.XAT, e este resultado serviu o propósito de ambos: Veiga terminou a prova sem derrotas e Dias assegurou o segundo lugar.

Para completar a festa do domínio dos jogadores da A.XAT, o mestre FIDE Pedro Rego venceu o mestre nacional Luís Sousa Reis (individual) e terminou na terceira posição, com os mesmos pontos (5,5) de Paulo Dias. Rego concretizou assim uma excelente recuperação, beneficiando também do empate entre o mestre internacional Sérgio Rocha (Barreirense) e Gonçalo Silva (Ferroviários do Barreiro) e da derrota do grande mestre António Fernandes (Individual) frente ao mestre FIDE José Padeiro (O Amanhã da Criança).